OVNI e o voo 169 da VASP: 1982

 

OVNI voo Vasp 169








Um caso famoso foi o do voo 169 da VASP (Viação Aérea São Paulo) em 1982.

O voo dirigia-se de Fortaleza para Rio de Janeiro, a 8 de fevereiro de 1982, pelas 3h00 da madrugada o comandante Gerson Maciel de Britto, do Boeing 727, avistou um objecto voador luminoso e relatou a todos os 150 passageiros que, em boa parte, foram para as janelas tentar ver o objecto. Segundo o comandante, o objecto foi visto pela primeira vez por volta das 3h da madrugada, quando o avião sobrevoava o estado da Bahia, e acompanhou a aeronave até pouco antes do pouso no Rio de Janeiro.

Britto chegou a comunicar o facto aos órgãos de controlo de tráfego aéreo. No entanto, os radares não detectaram nenhum sinal próximo ao avião da Vasp. Próximo a Belo Horizonte (MG), os radares receberam um sinal oito milhas náuticas (15 quilómetros) à esquerda do Boeing 727.

O objecto via-se pelas janelas do lado esquerdo do avião e era uma luz muito forte, que se aproximava e se afastava do avião, mudando de cores entre laranja, branco, azul e vermelho. O objecto também teria sido visto por um avião das Aerolíneas Argentinas e outro da TransBrasil, segundo o comandante da Vasp. 

Em entrevista ao "Jornal Nacional" na época, o comandante Britto disse que tentou fazer contacto com o OVNI. 

"Sinalizei várias vezes os faróis da aeronave, os faróis de asa, para ver uma resposta, talvez, por parte deles. Apenas o que pude identificar como uma resposta foi a aproximação bem acentuada da aeronave a ponto do radar de Brasília ter detectado esse objecto a oito milhas do nosso avião", disse.


ct Gerson de Britto UFO








Alguns passageiros também afirmaram ter visto o objecto luminoso durante o voo. 

"Observei muito nítido aquelas pontas, cinco pontas, meio pontiagudas e uma metade de uma argola ou de um aro. A luz era bastante forte. Um azul-claro, um azul estranho, como aquelas lâmpadas de mercúrio", afirmou uma passageira, também em entrevista ao "Jornal Nacional" na época.


This post in English

Share:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

.





reiki sekhm

Meus blogues

ad