Séries e Filmes de Ovnis

series de Ufos












Neste artigo partilho o nome de algumas séries e filmes sobre Ovnis, no entanto divulgo apenas aqueles filmes que abordam a Ufologia com alguma seriedade. Cansei de séries como "X-Files" que por vezes roçam o folclore com histórias de monstros e homens-lagarto, ou filmes como "Alien" que tal como outros só mostram monstros horríveis a destruir a humanidade depois algum herói americano explode o Ovni com uma bomba nuclear.
Portanto, vou concentrar-me em séries e filmes educativos.


Séries:

Taken: De 2002
Minissérie sobre conspirações do Governo e Ovnis, transmitida em 2002 pelo canal SyFy, ganhou o prémio Emmy de melhor minissérie, foi  produzida por Steven Spielberg.

Não confundir com a série policial "Taken" de 2017.

"Project Blue Book" (Projeto Livro Azul). 2019
Obviamente como qualquer série, tem um pouco de ficção, mas esta excelente série da NBC aborda casos Ufológicos que aconteceram realmente e, com alguma seriedade, além disso o nome Projeto Blue Book foi o nome verdadeiro de um programa de investigação e encobrimento de casos Ovni pela USAF (Força Aérea dos Estados Unidos).
Infelizmente após a segunda temporada, o canal não quer  renovar. Já existe uma petição com mais de 20.000 assinaturas, assinem aqui: Save Project Blue book





O sucesso foi garantido e diz-se que a NBC está a preparar uma outra série sobre Ovnis, intitulada "Debris".


Filmes:
1993: "Fire in the Sky" (Fogo no céu).
Baseado na história real de um incidente Ovni. Baseado no livro The Walton Experience, escrito por Travis Walton, o filme conta a história verídica da abdução de Travis Walton.
Em 1975, no Arizona, um lenhador é atingido por uma luz misteriosa e, diante de alguns amigos, foi abduzido e fica desaparecido por vários dias. Ao reaparecer, ele não se lembra onde esteve, mas aos poucos as lembranças da experiência vêm à superfície.





1998: Alien Abduction: Incident in Lake County (Abdução Extraterrestre, Incidente em Lake County).
Um filme considerado de categoria B, de baixo orçamento, mas por vezes este tipo de filmes surpreende com uma história muito boa.
O filme realizado por Dean Alioto foi feito para TV (e não destinado a cinemas), ao estilo de Blair Witch o filme choca por parecer tão real, há quem acredite que as filmagens são reais e o realizador tentou criar um filme com elas. Na cabana de uma família desaparecida, um polícia encontra uma fita de vídeo amador que mostra os momentos de terror vividos pela família. Um dos rapazes, que quer ser diretor de cinema, carrega sempre consigo a sua câmara e, quanto ocorre uma falha de energia, os irmãos vão investigar e acabam se deparando com extraterrestres que haviam acabado de aterrar.




2004: "The Forgotten" (Os esquecidos).
Apesar de muita ficção, o filme tem pontos interessantes, por exemplo a ligação emocional energética das mães aos filhos que foram levados por extraterrestres, mesmo que eles não estejam mais aqui na Terra, ligação essa que os extraterrestres não conseguiam compreender. Evidencia ainda como o Governo lida com o encobrimento dos casos de abdução extraterrestre, não pode impedir nem vencer os extraterrestres, apenas cooperar e encobrir.
Na história Telly Paretta, uma mãe que, de uma hora para outra, descobre que o seu filho de oito anos desapareceu completamente. Ninguém se lembra da existência do menino, nem mesmo o seu marido. Mas, quando ela descobre que o pai de um dos amigos do seu filho passou pela mesma experiência, Telly embarca numa missão para encontrar o filho a qualquer custo.




2009:"Fourth Kind" (4º Grau).
Refere-se a encontros imediatos de quarto grau.
Produzido por Olatunde Osunsanmi. Em minha opinião um dos filmes mais inteligentes sobre o tema OVNI.
Tem cenas muito realistas, numa das cenas que o homem levita na cama possuído, associam de forma inteligente os fenómenos que entendemos como paranormais aos fenómenos Ovni (podem estar relacionados) e quando ele canaliza uma mensagem com a voz dos extraterrestres eles parecem dar a entender que são os Anunnaki que os Sumérios referiam como deuses. Outro pormenor interessante; no Alasca há de facto, muita casuística Ovni.





2014: "Alien Abduction" (Abdução extraterrestre).
Outro filme de estilo "amador" realizado por Matty Beckerman. Uma família de férias perde-se e o patriarca desaparece. A mãe e os filhos procuram refúgio numa cabana e descobrem que o local é conhecido por inúmeros casos de abdução alienígena. Ao buscar ajuda, seres misteriosos tentam capturá-los.



2014: "Extraterrestrial" (Extraterrestre).
Gostei deste filme realizado por Colin Minihan, apesar de ter muita ficção (cena dentro do Ovni etc), revela os perigos da abdução extraterrestre e como o exército lida com as testemunhas. Também tem uma cena interessante que mostra o extraterrestre a influenciar mentalmente um dos polícias. April foi com um grupo de amigos para uma cabana na floresta, depois um Ovni despenhou-se e quando surgem extraterrestres (noutra nave) abduzem-nos.




2015: "Area 51".
Mais um filme estilo amador, realizado por Oren Peli, um grupo de jovens (Chris, Rob, Natalie e Paul) tentam entrar sorrateiramente na famosa Area 51. Apesar de alguns críticos na internet (que escrevem reviews negativas sem sequer raciocinar), o filme tem um pormenor técnico muito interessante quando um dos jovens entra dentro de um OVNI. Não vou revelar para não estragar (spoiler) quem desejar ver o filme, mas esse pormenor técnico é baseado em descrições reais como por exemplo detalhes que revelou Robert Lazar (um Físico que trabalhou na Area 51).



2015: "The Phoenix Incident". (Incidente de Phoenix).
Outro filme estilo amador, realizado por Keith Arem, porém baseia-se em relatos de avistamentos Ovnis reais, em Phoenix (Luzes de Phoenix, Arizona), obviamente tem ficção: cenas interessantes de Ovnis a derrubar bombardeiros B2, mas no início do filme eles mostram alguns videoclips reais de Ovnis (um deles filmado por pilotos da força Aérea).



2017:"Phoenix Forgotten" (Esquecidos de Phoenix).
Outro filme baseado nos avistamentos Ovni em Phoenix. Produzido por Justin Barber, com orçamento de 3 milhões.
Vinte anos depois de três adolescentes terem desaparecido na sequência de misteriosas luzes no Arizona, imagens nunca vistas antes daquela noite são descobertas, relatando as últimas horas daquela expedição fatídica.
O filme tem cenas interessantes de luzes e abduções.




2017: "The Gracefield Incident".


Produzido por Mathieu Ratthe. Mais um filme estilo "found footage" amador. O filme esteve mais de três anos para ser lançado, por falta de orçamento. Três casais foram passar um fim de semana numa casa de floresta em Gracefield, parece que caiu um pequeno meteorito, depois um estranho ser começa a raptá-los.




Sílvio Guerrinha

Share:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

.





reiki sekhm

Meus blogues

ad