Filme Hypnotic (muito bom, estilo Inception)

hypnotic

 

 

 

 

 

 

 

Recomendo assistirem ao filme “Hypnotic” (2023) com Ben Aflleck, é fenomenal. É daqueles thrillers de ficção que mexem com a nossa mente, fazem-nos usar o cérebro e surpreendem-nos do primeiro ao último minuto.


No filme Ben Affleck faz o papel de um detetive Danny Rourke, que faz sessões de hipnoterapia para conseguir aguentar o trauma de ter perdido a filha (foi sequestrada), porém no desenvolver da trama do filme descobrimos que há uma conspiração por trás disso. Há um vilão Lev Dellrayne, que é um hipnótico (consegue influenciar a mente das pessoas à distância, mas não é hipnótico no sentido comum, parece mais um psíquico) e ele fazia parte de um projeto secreto do governo (provavelmente da CIA) com psíquicos que controlam a mente das pessoas. 

Depois ele rebelou-se e assumiu o controlo desse programa. A atriz brasileira Alice Braga faz de “Diana” uma psíquica também, que o ajuda a escapar do vilão (não vou revelar detalhes do final). Nalguns aspetos o filme faz lembrar o “Inception” com Leonardo DiCaprio, pois há cenas em que eles vêm edifícios a curvar-se no céu, uma ilusão, “Diana” diz a Rourke “Nada disto é real”, pois ele estava a ver constructs hipnóticos. 

 


 

 

 

 

 

 

 

Noutra cena faz-me lembrar o filme Matrix 1, pois Rourke descobre que também tem poderes psíquicos e consegue controlar a mente dos agentes, que apontam a arma ao vilão. Nesse momento Rourke percebe que tem poderes psíquicos superiores aos de Lev Dellrayne.


 

 

 

 

 

 

 

O filme, obviamente é de ficção científica e tem exageros e entretenimento, mas tem alguns pequenos pontos de verdade: A CIA teve vários projetos de controlo mental e de psíquicos (Visão Remota, ScanGate, MK Ultra, e outros).

Todas as cenas em que Rourke (Ben Affleck) estada dentro de um construct (simulação) a simulação era dentro da mente dele (pois ele estava em modo subconsciente, hipnotizado dentro das instalações da Divisão), mas ele percorria em modo sonambúlico aquelas instalações…Tais instalações tinham que ter alguns cenários físicos, pra servir de base à restante simulação. Pois a nossa mente para acreditar na simulação que vê, tem que se “agarrar” a algo palpável, que seja real (neste caso é o cenário, o construct). E todos os agentes repetiam “palavras-chave” (triggers, gatilhos) para ele durante esses exercícios. O filme tem elementos reais das técnicas de hipnotismo.

Outro pormenor curioso, é, que em todos os filmes que vejo onde há controlo mental, ou simulações, existem agentes vestidos de vermelho, ou uma mulher de vermelho.

No “Inception” a jovem Ariadne (Ellen Page) na maioria das cenas de fuga tinha um casaco vermelho.


 

 

 

 

Em “Matrix” há uma mulher de vermelho, na multidão, que é uma simulação.


 

 

 

 

 

 

No filme “Don’t Worry Darling” os agentes que tentam impedir a atriz Florence Pugh (Alice) de sair daquela vila-prisão “Victory”, estão de vermelho.


 

 

 

 

 

No filme “Hypnotic” os agentes da Divisão secreta, usam casaco vermelho.


 

 

 

 

 

Há um padrão assim, em vários filmes, pleno de simbolismo.

Share:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

.





reiki sekhm

Meus blogues

ad